logotipo para o seu negócio

Como criar um logotipo para o seu negócio

Observe as imagens acima. Todas retratam o mesmo animal, mas com certeza tiveram algumas que se destacaram melhor diante de seus olhos. E por que será que isso ocorreu?

Nos últimos anos, a pluralidade tem sido bastante estimulada pela sociedade. Com o passar dos tempos, ser “padrãozinho” deixou de ser uma coisa legal e o diferente começou a ser visto como interessante. E é por isso que certas imagens destacadas acima ganharam mais relevância aos seus olhos do que outras.

O mais interessante é que nós humanos refletimos ao mundo exterior o que temos no interior, além de aplicarmos nossas concepções de mundo ao nosso redor. Por isso, o diferente tem se tornado cada vez mais popular, por justamente dialogar com a maior quantidade de pessoas ao mesmo tempo.

No mundo dos negócios, a mesma ideia é destacada, onde negócio bacana é aquele que oferece algum diferencial aos consumidores. Para falar a verdade, uma das melhores formas de criar essa diferença é utilizando o logotipo adequado.

Por isso, confira como pode utilizar o logotipo para otimizar os resultados de seu negócio:

O que é um logotipo?

Acabo de citar que o logotipo é muito importante para gerar a diferença, mas você sabe o que seria um logotipo?

Logotipo é simplesmente um conjunto de símbolos, frases e desenhos que representam determinada empresa. De forma bem resumida, o logo é a principal ferramenta que dará uma identidade visual à sua empresa.

A função do logotipo é transmitir a identidade da empresa da melhor maneira, passar o conceito da marca e os objetivos da empresa em poucos segundos, somente com a identificação visual do negócio. Para isso, há uma intensa pesquisa com o objetivo de atingir o público alvo com elementos visuais úteis.

Apesar da confusão entre logotipo ou logomarca, a expressão tem sido amplamente utilizada com o intuito e identificar a parte gráfica com o nome da empresa, criando assim uma figura única de representação da empresa.

Essa discussão conceitual é bem chatinha, já que o importante é que você entenda que precisa ter uma.

Se você estuda ao menos um pouco sobre o mercado sabe que hoje a imagem de uma empresa é tudo de mais precioso que ela tem.

Porque meu negócio deve ter um logotipo?

“Uma imagem vale mais que mil palavras”.

Essa frase é real em todos os sentidos possíveis. Figurado e, principalmente, literal.

Não vivemos mais no século XIX, em que as pessoas estavam limitadas a consumir somente um tipo de produto, já que havia poucas fábricas e o método de divulgação, conhecido atualmente como marketing, era praticamente inexistente.

Hoje em dia, a oferta de produtos e serviços é imensa, assim como a demanda.

Se por algum motivo a imagem de sua empresa for arruinada, será extremamente difícil e cara para o negócio reconstruir essa imagem. O logotipo é o responsável por transmitir a versão mais direta da identidade visual do seu negócio, dentre os quais podemos citar os valores, ideais e preferências.

Sem contar que o logotipo estará presente em tudo que sua empresa se envolver.

Sua logo estará presente em diversos cenários com os quais o público tem contato, por exemplo, redes sociais, próprio produto, documento da empresa, anúncios ou fachada. Além de criar um bom logotipo, é preciso manter a identidade da marca preservada e nos padrões do público-alvo.

Como dito anteriormente, a logomarca transmite ideias e valores, ou seja, a concepção de mundo de sua empresa. Diante disso, ocorrerá a identificação direta com a marca. Pessoas que partilham dos mesmos ideais olharão para sua empresa e se verão nela.

Outra questão que julgo importante apontar é o posicionamento.

Posicionar frente a quê? Frente aos seus concorrentes.

Ela diferencia seu negócio de outros, protegendo seu negócio dos direitos autorais. Afinal, o logotipo de sua empresa deve ser preservado e não utilizado por nenhum concorrente.

Logomarca e logotipo: semelhanças e diferenças

Logomarca é a junção das palavras “logo” e “marca”. A confusão começa quando as pessoas descobrem que tanto “logo” quanto “marca” correspondem a palavra significado.

Significado do significado, essa é a origem da palavra logomarca. Portanto, o mais correto é utilizar o somente o termo “marca”.

De qualquer forma, o termo “logomarca” vem sendo utilizado durante décadas com o mesmo significado que “logotipo“. É importante que saiba diferenciar os dois nomes quando for criar a identidade visual de sua empresa.

Uma maneira de entender é compreender o logotipo como uma parte integrante da marca.

O logotipo é o nome da sua empresa de maneira personalizada, na forma que será exposto ao mundo. Podemos citar as fontes, tamanho e cores.

Além disso, podemos citar o imagotipo, que é um logo que combina o símbolo e a fonte, e que mantém sua identidade mesmo quando representados separadamente.

Por exemplo:

A imagotipo da empresa Apple é composta não apenas do nome “Apple” como também da maçã mordida. A junção de ambas as partes formam o imagotipo.

Viu só, é bem simples de entender!

Mas, para que utilizemos a nomenclatura correta é indicado citar “marca” ao falar sobre a tipografia aliada ao símbolo da empresa.

Como criar o logotipo para o meu negócio

Até aqui tivemos uma excelente leitura. Você aprendeu o que é um logotipo, por que ter uma e a diferença dela para a logomarca.

A última dúvida que deve estar passando pela sua cabeça é: como faço para ter um logotipo na minha empresa?

Sem mais delongas, eu te afirmo: você não precisa criar um logotipo caso não tiver habilidade, pode procurar um designer profissional para criar seu logotipo.

Mas, por quê?

Porque ele é especialista no assunto. Fará uma leitura aprofundada do seu negócio, dos valores que ele emana e construirá o logotipo a partir disto.

Dessa forma, sua marca estará em contato direto com seu público-alvo e conseguirá se comunicar de maneira ideal com os possíveis consumidores.

Uma imagem mal colocada, uma palavra mal interpretada e pronto! Sua empresa estará arruinada!

Por isso, ter um profissional especializado com certeza afastará essa terrível praga do seu negócio.

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