Design Pinterest

Guia rápido: Como criar artes para o Pinterest

É curioso pensar o quanto a Internet e as redes sociais revolucionaram as vidas humanas. Existem tantas redes sociais, umas mais conhecidas, outras nem tanto.

Porém, o que há em comum em quaisquer dessas redes é a possibilidade do contato. O contato do indivíduo com o mundo externo e qualquer elemento relacionado a ele.

As redes sociais não são mais somente o canal virtual para comunicação entre as pessoas. É também o canal para vincular pessoas, mercadorias, ideias e lugares.

O Pinterest é um excelente exemplo de rede social com esse perfil.

Já ouviu falar no Pinterest?

É uma rede social, não tão conhecida quanto o WhatsApp ou Facebook, por exemplo. Todavia, nos últimos anos tem visto o aumento considerável de seus usuários.

Há algumas razões que podem justificar a elevada procura pelo Pinterest. A seguir lhe mostrarei alguns desses motivos. De antemão, o principal deles: o Pinterest tem alavancado as estratégias de marketing digital e vendas para profissionais do marketing digital e infoprodutores.

O que é o Pinterest?

Resumidamente, o Pinterest é uma rede social.

Isso significa que ele está englobado no macro bloco de redes sociais, junto ao WhatsApp, Facebook, Instagram e Twitter.

O que torna o Pinterest, de certo modo, o “diferentão” da turma, é não apenas a sua interface essencialmente visual, como também o uso de outras formas de comunicação.

Calma que já te explicado melhor.

O autor dessa magnífica (devo dizer) obra é o norte-americano Ben Silbermann. Lançado em 2010, o Pinterest chamou a atenção por ser uma rede social diferente.

Ele mescla várias características que o tornam único. Assim, ao mesmo tempo em que assegura o contato (premissa básica para redes sociais), também se assemelha em muito a um mecanismo de busca.

O Pinterest possui um buscador, igual aquele do Google. Isso ajuda a explicar o porquê ele caiu no gosto popular.

Ele não nasceu diretamente como um aplicativo. As primeiras versões eram sites, e posteriormente, ficou disponível para ser instalado nos celulares Android e iPhone.

Sem dúvidas, tal fato contribuiu para sua popularização.

De acordo com uma estimativa divulgada pelo próprio Pinterest, 2 bilhões de pesquisas são realizadas todos os meses no Pinterest.

Como funciona o Pinterest

Como já foi apontado, o Pinterest associa o visual com pesquisas. Dessa forma, por meio dele é possível que o usuário faça pesquisas e tenha como resposta imediata um banco de imagens.

O Pinterest funciona por duas vias possíveis. Você pode ser apenas um usuário fazendo pesquisas como qualquer outro ou você pode ser o indivíduo que cria conteúdo para o Pinterest, isto é, aquele responsável por postar as imagens.

O interessante do Pinterest é sua imensa facilidade para mexer. O princípio para começar a utilizar o aplicativo é o mesmo. Antes de qualquer coisa, deve-se criar uma conta.

É um procedimento simples que exige apenas algumas informações básicas sobre a pessoa. Nome, e-mail, senha e elementos mínimos exigidos para criar a conta.

Conta concluída, você já pode se considerar mais um dos milhões de usuários dessa rede. Se o que quer é pesquisar determinado conteúdo, basta ir ao buscador, digitar as palavras-chave e pronto. Aparecerão todas as imagens referentes ao seu assunto.

Se interessar em algum, basta clicar na imagem e verá o botão “Visitar”. Clicando neste botão, será redirecionado ao site com o conteúdo que deseja acessar. Viu só como é simples e prático?!

O Pinterest é muito procurado por pessoas que buscam ideias. Indivíduos que são mais criativos e gostam de literalmente colocar a mão na massa. Funciona como um gerador de ideias e o fato de utilizar imagens ao invés de textos tornam sua atratividade maior ainda.

Como incluir o Pinterest em sua estratégia de marketing digital?

A dependência do Pinterest pelo visual torna-o instrumento valiosíssimo para o marketing digital.

O marketing digital, a título de conhecimento, é o conjunto de técnicas, estratégias e procedimentos utilizados na realidade digital, a fim de promover a divulgação e, consequente, venda de produtos e mercadorias.

O Pinterest, por ser um ambiente de contato e compartilhamento, tem sido bastante utilizado pelos profissionais do marketing digital e infoprodutores

É nesse momento que entra a importância do visual. Quando as pessoas estão utilizando suas redes sociais, não há espaço para o difícil. A ideia é criar um momento de descontração, de entrar em contato com outras vivências. Ler textos longos e complexos não faz parte do cardápio.

Tendo isso em vista, a ideia do marketing digital, seja no Pinterest ou em qualquer outra rede social, é utilizar todas as ferramentas possíveis com o intuito de atrair as pessoas ao seu produto.

Embora pareça uma tarefa simples e fácil, é necessário ter bastante cuidado.

Do mesmo modo que uma pessoa deseja divulgar seu produto, outros milhões têm o mesmo objetivo.

E assim começam os jogos.

A melhor imagem, com a legenda e descrição perfeitas. A combinação exata de definição, cores, sombras, conteúdo e palavras-chave.

Se esta receita for feita com excelência, você certamente terá descoberto o caminho para promover o marketing.

Utilizar o Pinterest funciona para qualquer negócio digital?

Por ser visual, o contato primário do usuário com o seu produto será a imagem.

Investir no Pinterest vale muito a pena.

Como foi dito acima, trata-se de 2 bilhões de pessoas pesquisando todos os meses. Teoricamente, é um leque composto por 2 bilhões de sujeitos para você atrair e convencer a consumir o produto.

Não importa qual seja o negócio ou qual mercadoria está sendo anunciada. Já é comprovado que as pessoas compram inúmeros produtos e mercadorias, sem realmente desejar; apenas levados pela emoção momentânea.

Digo e repito: o aspecto visual do Pinterest é simplesmente perfeito para isso. A pessoa tem a oportunidade, em primeiríssima mão, de instigar as emoções do público. Pouco faz diferença se está vendendo um livro de auto-ajuda ou uma vara de pesca.

O importante é que a imagem promova gatilhos mentais suficientes para a pessoa interessar-se por aquele objeto.

Como criar um Pin

Você certamente se lembra que logo acima mencionei que o Pinterest funciona por duas vias – o usuário e o criador de conteúdo. Para quem deseja utilizar o Pinterest para promover vendas e marketing digital, a via a ser utilizada é a segunda. E a ferramenta utilizada é o Pin.

Numa linguagem mais fácil, podemos dizer que ‘criar um Pin’ é sinônimo de ‘postar uma foto no Facebook’. A lógica é basicamente a mesma. Em ambos os casos será necessária uma imagem.

No caso do Pinterest, um elemento específico é exigido: o link para redirecionamento.

Então vamos lá.

O primeiro passo é logar na sua conta e clicar diretamente na foto de perfil. Fazendo isso, uma página se abrirá com as suas informações pessoais. Procure por um símbolo de adição (+). Ao clicar no símbolo, irão aparecer duas opções. Escolha “criar pin”.

Depois disso, vem a parte fundamental. É o momento de adicionar a imagem. Mas não é só colocar uma imagem e pronto. Precisa criar um título, uma descrição e, por último, adicionar o link do local o qual você deseja redirecionar a pessoa.

Aconselho a dedicar todo o tempo necessário a essa parte. Títulos e descrições atrativos fazem toda diferença. Por fim, basta concluir e seu pin estará pronto.

Qualquer usuário no mundo que pesquisar conteúdo semelhante ao seu, a imagem do seu Pin aparecerá como sugestão.

O Pinterest é prático, visual, inteligente e gratuito. Uma verdadeira vitrine global pronta para divulgar produtos, mercadorias, ideias.

E aí, ficou interessado em utilizar essa ferramenta incrível para seu projeto de marketing digital? Não sabe como fazer artes que atraiam o público e resolva suas dores? Entre em contato conosco e alavanque suas estratégias de marketing digital em 2021 com o Pinterest.

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