design gráfico para o marketing digital

Guia rápido: Importância do design gráfico para o marketing digital

Dentre os requisitos mais importantes para um profissional de marketing digital ou infoprodutor conquistar o sucesso de mercado está a comunicação com o cliente. Nesse quesito, a comunicação visual tem grande impacto e, por isso, o trabalho do designer é fundamental.

Quando um profissional da área deseja realizar um projeto digital, diversos aspectos devem ser considerados, por exemplo, a identidade da marca ou o envolvimento com campanhas e produtos.

Mas, você sabe exatamente como um designer pode otimizar as estratégias de marketing digital através de seu trabalho?

Caso também possua essa dúvida, confira agora o guia rápido sobre a importância do designer em seu projeto de marketing digital para o ano de 2021:

Blogs

Você já entrou em algum site que parecia ter um belo conteúdo, mas sua aparência fez com que saísse da página?

Pois é, isso acontece com mais frequência do que imagina! Todos nós somos seres visuais e que, ao menor sinal de distração, perdemos a atenção e saímos da página.

A internet possui muita informação a ser compartilhada, portanto, para conseguir prender a atenção do leitor é necessário utilizar todas as estratégias ao nosso favor.

Aliada às técnicas de SEO utilizadas nos textos, o designer pode auxiliar o profissional de marketing digital ou infoprodutor a desenvolver uma diagramação com foco em conversão. Ou seja, fazer com que o leitor fique o máximo de tempo na página através de recursos visuais de vídeos, CTAs ou links.

Além disso, escolher sempre as cores corretas para dispor o texto no site, assim como o site por completo. Se bem utilizada, a psicologia das cores pode melhorar bastante as visitas e tempo de permanência em seu blog.

Sites

Qual é o local que todos visitam quando desejam conhecer mais sobre um produto ou serviço? Se você respondeu site, acertou!

Site é um conjunto de páginas localizadas em um único domínio e que fica hospedada em determinado servidor. Se você é um profissional de marketing ou infoprodutor já deve saber disso.

O que ainda não deve saber é que o usuário decide permanecer ou sair de seu site nos primeiros 10 segundos de visualização. Caso você queira prender a atenção de sua persona será necessário centralizar a maior quantidade de informações importantes logo no início do site, o chamado “above the fold”.

Esses são os itens mais importantes sobre o design de uma página:

  • Páginas responsivas;
  • Chamada inicial para o tema/palavra-chave do nicho;
  • Parágrafos curtos explicando o negócio;
  • Call to Action em cores marcantes e palavras-chave selecionadas;
  • Formulário simples;
  • Elementos de confiança (selos de segurança do site, depoimentos de clientes e direcionamento para redes sociais).

Artes para redes sociais

Se você for um profissional de marketing digital que trabalha em um nicho extremamente visual, por exemplo, barbearia, culinária ou moda, será necessário investir fortemente em um profissional de design para auxiliá-lo a produzir suas artes.

É claro que com estudo e muito esforço é possível que qualquer pessoa aprenda a criar artes interessantes para o negócio. A questão é que todo negócio precisa haver um foco, e se você distribui seu tempo com muitas tarefas, existe a probabilidade de nenhuma sair dentro do esperado.

Por isso, caso queira utilizar as redes sociais para divulgar seus produtos ou serviços, principalmente se for usar o Instagram ou Pinterest, descubra as formas corretas de investir em conteúdo visual e contrate um profissional adequado.

Seu trabalho não será útil somente para fazer montagens ou criação de ilustrações, mas entender o que determinado público deseja com a divulgação de conteúdo e como seu empreendimento pode auxiliar aquela persona a sanar suas dúvidas.

Layout de e-mail marketing

Todos sabem a importância de trabalhar com e-mail marketing, seja como um infoprodutor ou profissional de marketing digital. Ter sua própria lista de e-mail lhe garante liberdade das plataformas e possibilita ter um relacionamento mais pessoal com seu prospect.

Dessa maneira, o layout do e-mail marketing precisa estar totalmente de acordo com as propostas da marca ou do produtor. Não adianta criar um e-mail genérico com layouts pré-montados, pois o consumidor identificará falta de personalidade e ignorará sua chamada.

Aqui não é pedido que utilize nenhuma estratégia super extravagante ou revolucionária, apenas que monte um layout simples e impactante para o leitor.

Para isso, ele deve concordar com a identidade visual de sua marca, ter um Call to Action bem posicionado no texto e seguir a regra “above the fold”, já citada anteriormente. Além disso, o conteúdo passado pelo e-mail deve ser objetivo, claro, limpo e passar a mensagem pela qual ele foi criado

Call to action

Aqui chegamos a uma das partes mais importantes do texto. Se você é um profissional de marketing digital e deseja obter sucesso em sua jornada empreendedora, com certeza o Call to action ou CTA tem extrema relevância para sua estratégia.

Sabe quando você está assistindo algum vídeo no YouTube e sempre aparece alguém pedindo para comentar, curtir ou compartilhar o conteúdo? Por que será que é tão repetitivo, se geralmente quem consome o conteúdo são sempre as mesmas pessoas?

Isso porque o modo de consumo digital funciona diferente, ou seja, se você não lembrar seu ouvinte de realizar alguma ação, ele simplesmente esquecerá, sairá da página e entrará em outro site, devido a quantidade massiva de informação disponível na rede.

Por isso, o design do CTA deve ser bem destacado para que o leitor ou consumidor consiga identificar que precisa realizar determinada ação.

Sua localização deve estar em pontos estratégicos, por exemplo, na lateral do texto, nos primeiros parágrafos, com imagens chamativas, links ou setas. Nosso cérebro se distrai facilmente e precisa de estímulos visuais para realizar tais ações.

Caso tenha analisado seu resultado com CTAs e visto que a taxa de conversão tem sido bem menor que o número de acessos da página, é chegado o momento de pedir auxílio de um designer para otimizar essas chamadas em seu site, blog, landing page ou e-mail marketing.

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