Identidade visual importância para o sucesso da empresa

Identidade visual: importância para o sucesso da empresa

Já ouviu falarem sobre identidade visual? Sabe o que significa? É possível que você não saiba o conceito, mas se fizermos um teste com certeza entenderá seu objetivo.

O que passa em sua cabeça quando se fala sobre uma maça com uma mordida do lado direito?

A chance de ter se lembrado da Apple é bem grande, e mesmo que não tenha se lembrado de primeira, lembrou-se de outro símbolo que tenha uma maçã, por exemplo, a marca de Rum Big Apple.

Talvez você não saiba o conceito, mas vamos fazer um teste.

Isso é a identidade visual mostrando seu poder e importância. Nosso cérebro liga automaticamente um símbolo com a marca, como se elas fossem um só. Dentre as marcas mundiais mais famosas que conseguiram fazer isso estão a Nike, Lacoste e McDonald’s.

Essa tem sido utilizada em larga escala desde meados do século XX, mas com a ascensão da internet ganhou extrema relevância para os negócios e se tornou imprescindível para qualquer organização.

Isso porque nosso subconsciente é ótimo em guardar símbolos. Após a exposição sucessiva dos símbolos, as pessoas começam a associar a marca com sendo o próprio símbolo, ganhando autoridade e personalidade para a marca.

O que é identidade visual?

Sabe o seu polegar, mais conhecido como dedão? Então, ele carrega traços que tornam você único no mundo. Entre 7 bilhões de pessoas, esses risquinhos que você quase não vê em seu polegar só existe em sua mão, por isso a eficiência da digital

A identidade visual, ou melhor, a boa identidade visual é o polegar da sua empresa.

Por isso, se estiver iniciando uma empresa do zero ou se já possuir um negócio que não dá tanta atenção para isso, acredito que deva mudar o pensamento de identidade visual como secundário o quanto antes.

não pode jamais tratar sua identidade como algo secundário.

Ninguém quer começar um negócio apagado, né?

Esse é um trabalho que acaba sendo não levado a sério por muitas empresas. Mas, se o que você quer é um negócio de sucesso, vai entender a importância de criar essa identidade.

Na verdade, o processo de criação de identidade visual pode ser mais complexo do que parece. Isso porque um conjunto de elementos visuais dá rosto e forma a uma empresa.

Com “elementos visuais” eu quero dizer cores, desenhos, fontes, logotipos ou frases. Ou seja, tudo o que for compor a identidade visual da marca

Como criar uma identidade visual para a empresa?

Acabei de te explicar o que é a identidade visual. Agora é o momento que você me pergunta: se ela é tão importante, então como eu crio a identidade visual da minha empresa?

Acredito que você seja uma pessoa atarefada e que não tenha tempo para ficar lendo textos longos e tediosos. Por esta razão, vou te passar algumas dica simples de como essa identidade pode ser feita:

  • Conheça o seu negócio: antes de criar algo, você precisa saber o que quer transmitir com aquilo. Não adianta ir pegando ideias soltas na cabeça, pois ao final terá um misto de elementos que não formará um todo coerente e, portanto, não atingirá seu público. Pense em qual serviço ou mercadoria pretende vender e se imagine do outro lado: como eu gostaria que esse produto chegasse até mim?
  • Conheça seu público-alvo: essa etapa se relaciona diretamente com a anterior. Você precisa saber qual o seu tipo de público, porque para cada um a identidade pode surtir um efeito diferente. Por exemplo, se seu público for majoritariamente jovens, entre 15 e 29 anos, já sabe que sua identidade precisará ser mais chamativa, com cores mais vibrantes, numa linguagem que dialogue com jovens e etc.
  • Tenha apoio de um profissional da área (aqui é opcional): você pode solicitar ajuda antes das duas etapas anteriores ou você também pode seguir os dois passos acima sozinho e, a partir disso, pedir que o profissional te ajude a colocar em prática os resultados. Pessoas que trabalham com comunicação, especialmente aquelas que mexem com design, são as mais indicadas.

Benefícios da identidade visual

Já te expliquei que a identidade visual é o polegar da sua empresa. Mas, você pode pensar: por que ter um “polegar” é tão importante?

Porque vivemos no que é chamada de era da massificação. Os produtos e mercadorias são produzidos em larga escala e em grandes quantidades.

Sabendo disso, o meio principal que você tem para destacar o seu produto entre milhares de outros é com uma excelente identidade visual.

As pessoas se interessam por aquilo que mostra uma característica única, já que graças a grande quantidade de informação cansamos rapidamente de determinadas marcas ou símbolos.

Primeiramente, a identidade visual atrai a atenção. Entre tanta oferta, sua empresa se destacará e será a luz branca para o cego, já que conseguir a atenção do público é parte significativa de sua venda.

Outro benefício interessantíssimo é a associação. Pouco a pouco, de tanto ver a identidade visual de determinada empresa, as pessoas começam a associar outros elementos com o seu negócio.

O exemplo mais simples que temos é o da Coca-Cola. Se eu mencionar um fundo vermelho com letras brancas automaticamente você se lembrará do refrigerante.

Invista em marketing

De nada adianta gastar muito tempo criando sua identidade e depois deixá-la escondida.

Identidade criada, o próximo passo é divulgar. Dissemine por todos os canais de comunicação que for possível e preste atenção: sua identidade deve essencialmente atingir seu público-alvo, portanto, foque seus resultados de marketing em atingir esse objetivo.

Claro que você pode fazer divulgação para todos que quiser. Porém, não será muito eficaz se não conseguir atingir o seu público central de sua marca.

Criar a sua identidade pode te custar alguns investimentos. Nada exagerado que deixará seu orçamento no vermelho, mas nada que um bom planejamento financeiro não resolva.

Será basicamente o valor necessário para contratar um profissional para te orientar (alguns cobram o trabalho pela diária, outros semanalmente), criar seu logo, e depois alguém para contribuir com a divulgação.

Você pode encontrar um único profissional que consiga te atender em todo o processo, e ainda cobrará preço mais acessível por fechar um pacote completo.

É um investimento que vale a pena. As chances de a sua empresa ser bem sucedida serão muito maiores!

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