como utilizar um folder para promover seu negócio

O que é e como utilizar um folder para promover seu negócio

Dos tipos de materiais impressos para divulgação, o folder é sem sombra de dúvida um dos mais populares. Todos já recebemos na entrada de um shopping ou na praia, por exemplo. Contudo, essa mídia impressa precisa ser usada e criada de forma eficiente.

Saiba mais sobre isso a seguir.

O que é um folder?

Folder é um material publicitário para divulgar uma loja ou produto. O termo vem da língua inglesa e quer dizer “dobrar”.

Sabe aquelas revistinhas em um cesto na porta das lojas que parecem uma revistinha com duas páginas? Aquilo é um folder, muito comum em entradas de farmácias para catalogar promoções, por exemplo.

Folder x panfleto

É comum confundir folder com panfleto, mas com a definição em inglês já deixamos um toque do principal diferencial.  O folder é dobrável, ou seja, ele contém duas partes ou mais. Já o panfleto é de tamanho único, podendo ser só frente ou verso.

Ambos possuem a mesma utilidade: informar sobre uma marca, um produto ou estabelecimento. Ambos podem ser distribuídos em pontos comerciais ou como publicidade em pontos estratégicos.

O diferencial mesmo está na quantidade de informações. O folder é mais longo, portanto, permite a divulgação de mais itens e uma arte maior.

Qual o tamanho de um folder?

Quando se trata de material impresso para divulgação de uma empresa, o designer é completamente livre para uma criação. Não existe um tamanho padrão ou uma quantidade de dobras mínima e máxima para um folder. Ele pode ser, por exemplo, de uma folha única tamanho A3 dobrado 4 vezes para ser entregue ao cliente.

A ideia básica é permitir ao cliente obter todas as informações possíveis de uma forma legível. Se em meia página de uma folha de ofício isso é possível, por exemplo, então será o tamanho ideal do seu folder.

As estruturas mais comuns são de uma dobra e quatro abas ou duas dobras e seis abas. São os mais trabalhados no mercado. Porém, é a quantidade de informações necessárias que determina o tamanho final de um folder.

O melhor papel para imprimir um folder

A liberdade de design de um folder também é estendida aos tipos de papel usados. Por conta do custo, o mais usado é o couchê liso, aquele com toque especial de folha de revista. Contudo, há uma infinidade de possibilidades como couchê fosco, supremo duo e triplex, por exemplo.

Dá para usar uma folha de ofício tradicional ou formato A4? Sim, mas não é ideal. O foco é valorizar a marca ou produto e o acabamento do papel é extremamente importante. Faz parte da listagem básica.

O melhor a fazer é avaliar a qualidade de impressão tanto da tinta como do papel em mãos, diretamente na gráfica. Há várias amostragens disponíveis em estabelecimentos comerciais focados na impressão que podem ajudar a quem deseja imprimir um bom material. Em mãos e pessoalmente esta resolução é mais fácil. Posteriormente, você pode pedir online, já conhecendo a combinação de papel e impressão

Escolha muito bem o seu conteúdo

O conjunto é o que faz o folder ser atrativo. Deve-se ter um bom papel, boa qualidade de impressão, letras legíveis e cores atrativas. E, de igual proporção, um bom conteúdo.

O conteúdo pode ser distribuído da seguinte forma:

  • Capa;
  • Apresentação da empresa – a logo se for bem clara já pode cumprir este papel;
  • Produtos ou serviços;
  • Clientes e/ou parceiros;
  • Contatos.

Estas informações podem ser distribuídas nesta ordem para criar uma linha de raciocínio clara para quem lê. Deve-se fazer a leitura com uma evolução de pensamento, seguindo a forma de ler da maior parte da população.

As imagens são a parte mais importante!

Folder precisa de fotos ou ilustrações. Sem um deles ele não funciona, porque o impacto deve ser visual. Logo, capriche nos cliques e tratamento de imagem ou realize a contratação de um profissional da área.

Quando contratar um ou outro? Depende. Se o seu produto é físico, é interessante trabalhar com imagens reais do tipo fotografia. O mesmo vale para uma prestação de serviço, se puder em uma ou no máximo quatro imagens para deixar claro como seria em caso de contratação.

Onde distribuir seu folder?

O local de distribuição do material impresso é tão importante quanto a qualidade do material publicitário. O ponto de entrega é o grande responsável por atrair o seu público-alvo e fornecer relevância à marca, empresa ou produto. Afinal, ele foi construído para divulgar e atrair clientes.

Confira algumas possibilidades a seguir:

Como encartes de jornais ou revistas

Se o seu público-alvo for leitor deste tipo de mídia impressa, por que não? O alcance é maior porque é entregue para assinantes e vendido em bancas de jornal e revistas. Um público que, na maior parte das vezes, não teria acesso ao material sem uma grande logística.

Em pontos estratégicos da cidade

Para alguns pontos comerciais isso funciona muito bem. Na entrada de shoppings, por exemplo, em algumas cidades é comum cruzar com um promoter com folders de lojas próximas apresentando um produto. E na entrada, temos um lugar que todos vão passar de alguma forma, aumentando as chances de conquista do público.

Em sinais de trânsito

Este tipo de entrega costuma não ser muito eficiente para alguns segmentos comerciais, mas ainda atrai bastante. É preciso pensar em um público-alvo bem disperso ali, o qual você não consegue determinar.

Se você for dono de uma loja de pneus, por exemplo, pode funcionar muito bem. Todavia, não é legal se está lançando um perfume. Um estudo de público-alvo previamente ajuda a direcionar esse tipo de ação.

Em feiras segmentadas

Este é o tipo de ambiente onde o cliente já está pré-disposto a conhecer novidades ou aproveitar bons preços. Se você vai a uma feira de beleza, por exemplo, quer conhecer novos fabricantes, produtos e lojas. Logo, inserir-se neste evento com folders é a melhor coisa a se fazer se seu produto ou serviço se encaixa.

Para todas as dicas acima resultarem em um excelente folder é interessante analisar a possibilidade de contratar um profissional para elaboração. Aventurar-se em criar a imagem de sua empresa sem conhecimento de design e publicidade pode gerar um péssimo resultado de mídia.

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